quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Quem Matou a Educação a Mesa?

Neste caso aqui eu nem estou falando de falar de boca cheia, não saber usar os talheres ou não fazer a menor idéia de que copo serve para que. Estou falando de uma coisa mais moderna e atual, bem coisinha que nasceu no nosso tempo. Estou falando do tipo de falta de educação que não existia na época das nossas avós ou mãe e sim do tipo que apareceu agorinha, depois da mudança do milênio e do século.


Lembrem da cena: Andrea Sachs, personagem de Anne Hathaway em o Diabo Veste Prada, jantando com o pai em NY, depois de séculos sem vê-lo. Lembram o que acontece? O jantar é insistentemente interrompido pelo Black Berry da moça que não para de tocar porque sua famigerada chefe precisa falar com ela.

Cena da vida real 1: você, almoçando ou tomando um café com as amigas, com seu Black Berry ou iPhone em cima da mesa, há apenas 1 milésimo de segundo do alcance de sua mão. A conversa está ótima, mas você divaga ligeiramente porque não está agüentando de tanta ansiedade, pois P R E C I S A, simplesmente P R E C I S A, checar os seus e-mails, o twitter ou seu blog para ver se alguém deixou um comentário. Esperando alguma coisa importante e que vai salvar o mundo da catástrofe iminente do ano de 2012? Não necessariamente... Daí você não agüenta e tasca a mão no seu lindo mobile e começa a ler seu e-mail. Fica totalmente distraída e não presta mais atenção ao que suas amigas estão dizendo.

Cena da vida real 2: você no sofá da sua casa, conversando com sua melhor amiga e sócia, conversa importante, sobre como fazer para ganhar dinheiro e ficar rica. De repente, um desespero. “Cadê meu iPhone??? Ufa, está aqui no bolso... “ Você tasca de novo a mão no dito cujo e começa a olhar seus e-mails, fica distraída, e não responde mais coisa com coisa ao que sua amiga pergunta. E olha que a conversa era do tipo A-B, ou seja, só você e ela e se você não estava prestando atenção na pobre, ninguém mais estava. Sua amiga olha com cara feia para você e diz: “você está viciada nesse troço, heim?”...

Esse é o tema da Coluna de Constanza Pascolato na revista VOGUE de dezembro. Na verdade, ela fala do artigo que saiu na revista do jornal Figaro da França onde Karl Langerfeld fala que estão assassinando a Conversação e dois dos assassinos são o iPhone e o Blackberry. Me vi como protagonista daquela matéria... Ui... E ainda digo mais, não estamos assassinando somente a conversação, mas também a educação a mesa. A gente toma café da manhã, almoça e janta com nossos queridos mobiles ali do ladinho. Estamos simplesmente sendo MAL EDUCADOS quando nos distraímos das maravilhosas conversas a mesa de restaurantes, com amigas ou colegas de trabalho, perdendo o que há de melhor no ser humano que é a interação, por causa dessa tecnologia que eu amoooooooooooooooooooo de paixão, mas que vicia de um jeito quase igual ao cigarro, Gossip Girl e ler blog de meninas antenadas. Só que estamos passando dos limites, vocês não acham?

Vou começar um tratamento, tipo AA, agorinha: estou há ZERO dias (hoje li no café da manhã e no almoço. Hehehe) sem ler e-mail a mesa . Minha meta é ficar pelo menos 5 dias. Vamos ver se eu agüento.... Quem topa o desafio?

Aguardem cenas dos próximos capítulos.

2 comentários:

  1. Essa eu quero ver! Por pouco, muito pouco esse bichinho chamado mobile nao vai para cama com você e seu marido/namorado/ficante/etc.

    ResponderExcluir
  2. menina, eu estava comentando exatamente isso semana passada com uma amiga. Estávamos em um shopping no RJ e todas as mesas na praça de alimentação tinham pessoas com um mobile em ação.

    ResponderExcluir